Memorial Imigração Judaica

> Testemunhos

Mario Adler - Alemanha

Nacionalidade:
Alemã

História:

Muitos imigrantes de origem alemã tiveram grande sucesso no Brasil. Um bom exemplo é a família Adler.

Mario Adler, filho de Sigfried e Lizelote, fundadores da Brinquedos Estrela, foi presidente da empresa até 1993, quando a vendeu. Hoje é voluntário de diversas instituições benemerentes.

Sua mãe nasceu em Frankfurt, seu pai, próximo a esta. Lizelote estudava na Universidade de Berlim e Sigfried trabalhava com estamparia de tecidos, criava e desenvolvia os desenhos, que eram vendidos para as tecelagens. Na década de 30, com a ascensão de Hitler e dos nazistas ao poder, Lizelote foi obrigada a deixar a faculdade. Mario conta que certa tarde sua mãe recebeu a visita da polícia com uma initimação para que Sigfried se apresentasse na delegacia no dia seguinte. 

Em 1937 chegaram aqui, praticamente sem nada nos bolsos. Um amigo de Sigfried lhe deu uma representação para vender um tipo de tampa de garrafa. Começou então, a procurar clientes para este produto, e até que se deu bem.

Mario conta que seu pai achava "muito chato" vender tampinhas de garrafa e que perguntou a um amigo se ele não sabia de algo melhor para que ele pudesse fazer, alguma novidade.

O amigo contou que havia uma oficina que fazia bonecas de pano, estava falida e talvez ele pudesse ajudar. A oficina se resumia a quatro máquinas de costura em um sobrado, onde embaixo funciona uma escola de samba. O nome da oficina era Estrella, com dois eles na ortografia antiga.

rodape logos2

© 2017. Memorial da Imigração Judaica. 

vimeo1  face1